Sabiá-barranco Exibe Seu Canto Improvisado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O sabiá-barranco (Turdus leucomelas) é bem parecido com o sabiá-laranjeira. Difere-se deste por não ter o peito alaranjado e pelo canto. Este pássaro tem um canto metálico e menos forte que o sabiá-laranjeira.

Descrição

Ele é conhecido como sabiá-branco, sabiá-barranqueira, capoeirão, sabiá-de-cabeça-cinza e sabiá-pardo. É confundido com o sabiá-poca.

Porém, o este pássoro “É mais corpulento e com o alto da cabeça arredondado, sem a mácula negra à frente dos olhos. Bico cinza escuro uniforme. O adulto apresenta a cabeça acinzentada nos lados e olivácea na parte alta. O tom acinzentado domina as costas, tornando-se amarronzado (acastanhado) nas asas. Peito acinzentado, com a garganta branca e listras cinza escuro bem definidas. Quando voa, às vezes mostra a área alaranjada da parte interna das asas. O juvenil com o dorso pintalgado de bolas amarronzadas, sem a garganta branca bem delimitada. Pontos marrons no peito e barriga” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Turdus_leucomelas).

Este pássaro se alimenta de minhocas, artrópodes e frutos. Vive em parques, matas de galeria, matas secas e cerradões no Brasil, Venezuela, Argentina, Bolívia e no Paraguai.

Nome Científico do Sabiá-Barranco

Seu nome vem do latim, turdus: todo; e do grego, leukos: braço; e melas: preto. Daí leukomelas: mistura de branco e preto que resulta no cinzento.

Um belo pássaro, com canto maravilhoso. Este do vídeo cantava descontraidamente no pé de carambola numa chácara em Brazlândia – DF. Havia muita gente na chácara. Era um evento da igreja. As pessoas passando para todos os lados, conversando e o sabiá-barranco cantando seu canto que parece um improviso, cheio de arranjos.

Seu ninho apoia-se “em galhos ou forquilhas, às vezes em alpendres e varandas de casas, usando uma mistura de barro, raízes e folhas na parte externa. Forma uma pequena torre e na parte superior fica a tigela funda de material vegetal mais macio. A fêmea choca de 2 a 4 ovos verde-azulados com salpicos pardos, que medem 28 por 20 milímetros e são incubados durante cerca de 12 dias, com os filhotes saindo do ninho em 17 dias” (http://www.wikiaves.com.br/sabia-barranco).

Sabiá-barranco