Pau Terra Qualea Grandiflora Vochysiaceae

Tempo de leitura: 1 minuto

Apresento o Pau Terra da Folha grande.

Classificação do Pau Terra

“Qualea grandiflora, VOCHYSIACEAE – Pau-terra-grande – Hábito: Árvore; Fitofisionomia ou Habitat: Borda de mata de galeria, borda de mata ciliar, cerradão, cerrado (stricto sensu), campo sujo, campo com murundus, savanas amazônicas, carrasco; Distribuição: PA, AM, AC, MA, PI, CE, BA, MT, GO, MG, SP, PR; Local da foto: Ceilândia – DF.”

Fonte: Guia de Campo, Ministério do Meio Ambiente.

Esse Pau Terra da foto está no cerrado.

 

Pau-Terra Grande
Pau Terra Qualea Grandiflora Vochysiaceae

Floração

Seu período de floração é entre agosto e dezembro. A foto é de 18 de dezembro em Ceilândia – DF.

A árvore Qualea grandiflora tem casca rugosa e pode atingir até cinco metros de altura. Sua tortuosidade é típica das árvores do cerrado, teoricamente por causa do grande período de seca e das queimadas.

As flores são polinizadas por insetos como mariposas que são abundantes entre novembro e dezembro no cerrado.

O plantio começa com a seleção das melhores sementes. Em seguida coloca-se diretamente em sacos plásticos com terra, aterradas entre 0,5 a 1 cm de profundidade. A germinação ocorre em cerca de 15 dias.

Veja mais em Portal São Francisco .

Bioma Cerrado Encantador

Eu sou natural do Rio de Janeiro. Lá as árvores, as flores, em fim a flora é muito diferente. Até mesmo o que coincide de ter lá e aqui, no Cerrado é diferente.

Eu sou encantado com as coisas da natureza. O Bioma Cerrado tem me impressionado bastante. Sua admirável força diante de um dos períodos mais secos anualmente no país é surpreendente. O Pau Terra está entre essas surpresas.

O período mais colorido em flores é, sem dúvida, o inverno até o início da primavera (junho a setembro). Mas nunca faltam flores e frutos no Cerrado. O Pau Terra vem pós inverno-primavera.

Tão logo apareçam os frutos, publicarei fotos.

Essas fotos são de uma região num triângulo entre Ceilândia, Taguatinga e Samambaia no Distrito Federal.