Os ovos de chocolate na Celebração da Pascoa

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Onde estão os ovos de chocolate na celebração da Páscoa? Qual é a diferença entre a celebraçlão da Páscoa cristã e judaica? Qual o significado e modo de celebração da Páscoa? Como resgatar o sentido da Páscoa?

Significado da Pascoa

Páscoa significa passagem de uma situação de morte e desesperança para esperança e vida. Vem da palavra hebraica “pesach” que significa “salto”, “passagem”.  Uma alusão ao anjo da morte que, por causa do sangue do cordeiro colocado nos umbrais das portas dos hebreus, passou por eles poupando os seus primogênitos.  O mesmo não aconteceu com os egípcios, cujos primogênitos foram mortos.

A páscoa é uma celebração genuinamente judaica, mas entrou para o calendário cristão porque o cristianismo nasceu de dentro do judaísmo e trouxe muito da cultura judaica para sua cultura. Mas a Páscoa para os judeus não tem o mesmo sentido que para os cristãos. Pelo menos, não para os cristãos protestantes.

A Páscoa dos judeus é celebrada conforme a prescrição bíblica em Êxodos 12. Trata-se de um rito em família ou em fraternidade. Os ingredientes são o cordeiro, que simboliza a compaixão de Deus por seu povo; o pão ázimo (sem fermento) que simboliza a miséria sofrida; as ervas amargas simboliza a escravidão; e salsa roxa que simboliza trabalhos forçados no Egito.

A Páscoa Cristã Protestante e Os ovos de chocolate

Para os cristãos, especialmente os protestantes, a páscoa tem seu cerimonial pautado na celebração de Jesus com seus discípulos na noite em que foi traído e entregue para ser “julgado” e morto (Mc 14.12-16; Lc 22.7-13). Nessa celebração Jesus não seguiu o rito judaico das ermas amargas, do cordeiro assado, e tudo mais. Ele usou apenas o pão e o vinho. O pão representando seu próprio corpo que seria maltratado por nós. E o vinho, representando seu sangue que seria derramado por nós. Ele seria, então, o cordeiro providenciado por Deus. Por isso, João, o batista, profeta da transição entre o Velho e o Novo Testamento, apontou para Jesus dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29).

Tal como prefigurado na celebração de Jesus naquela noite, Ele foi traído, julgado, “condenado” (julgamento ilegal) e morto. Ali estava levando os pecados da humanidade, para que aquele que nele crê tenha vida eterna (Jo 3.16), e não entre em condenação (Jo 3.18). Ao terceiro dia, na madrugada de domingo, Ele ressuscitou. Venceu a morte. A maior vitória de toda história da humanidade foi conquistada na cruz. Por isso, a celebração cristã protestante não dissocia a morte da ressurreição. A morte e a ressurreição de Cristo estão presentes na nova celebração da Páscoa instituída por Ele, que é a celebração da Ceia do Senhor, uma ordenança dada aos apóstolos e transmitida à igreja (1Co 11.23-34).

Como Os Cristãos Protestantes Devem Celebrar a Páscoa

Então, fica uma pergunta: a Páscoa não deve ser celebrada pelos cristãos? Deve sim. Mas nunca dissociada da morte e ressurreição de Cristo. Além do mais, a Páscoa revela a fidelidade de Deus na aliança com seu povo. Deus prometeu, desde o início do pecado em Gênesis capítulo 3, no verso 15, que o mal seria vencido. Depois renovou a promessa fazendo um pacto com Abraão (Gn 12 e 15). Agora, em Êxodos, Deus age preservando os descendentes de Abraão de quem viria o Salvador prometido, para que o povo não fosse extinto no cativeiro e sua promessa não falhasse. O que sustentou a história da humanidade e, especial dos judeus, foi a promessa de Deus. O cordeiro simbolizava a morte de um inocente pelos pecadores. Seria uma morte vicária. E isso é o que Jesus é para os cristãos.

Os ovos de chocolate
A morte e ressurreição de Cristo são a Páscoa cristã.

Onde Estão Os Ovos De Chocolate na Celebração da Páscoa?

E onde estão os ovos de chocolate na celebração da Páscoa? Bem, por mais que achem explicações, isso é uma perversão da celebração cristã e judaica. Desvirtuaram-nas e roubaram-nas do sentido original, tornando-as objeto de comércio. Como fazem também com o Natal. Se bem que chocolate lembra a doçura da nova vida em Cristo. Mas sobre isso pouco se fala. Você pode pegar este sentido e presentear a alguém falando da doçura da nova vida em Cristo. Seria uma forma de resgatar o sentido roubado.

A celebração da Páscoa é a celebração da maior vitória de todos os tempos, que é a vitória sobre o pecado e a morte. Nenhuma outra vitória tem importância se você não tiver esta. “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Mc 8.36). Este é o tema de sucessovital.com.br.

A celebração da Ceia do Senhor é realizada periodicamente no meio protestante. Cada seguimento tem seus próprios ritos. Os Batistas, embora não haja uma regra fixa, costumam celebrá-la no primeiro domingo de cada mês ou pelo menos, de dois em dois meses. A celebração não está associada ao calendário, igual a Páscoa.