O Agente de Deus Em Tempos de Crises

Tempo de leitura: 10 minutos

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, Profeta Elias, estudo baseado 1 Rs 17.1-17. Elias se apresenta perante o rei Acabe

Elias é agente de Deus em tempos de crises, estudo baseado 1 Rs 17.1-17. Elias se apresenta perante o rei Acabe e diz: “Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos senão segundo a minha palavra” (1b). Elias é profeta ousado. Ele enfrenta o rei, pois fala em nome de Iavé, o Soberano do universo, e anuncia algo do mundo sobrenatural que só Deus poderia realizar: pararia de orvalhar (sereno da noite) e de chover.

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, Três Características

Tal atitude revela três características: 1 – A consciência do profeta como homem de Deus. Ele estava convicto de que era chamado por Deus para estar ali e para fazer o que estava fazendo. 2 – Demonstra a fé do profeta em Iavé como único Deus verdadeiro. 3 – Ele estava consciente de ser um representante de Deus. A expressão: “perante cuja presença estou” (10.8; 17.1; 18.15), era designativa de um servo do rei. Elias é servo do Rei soberano dos céus e da terra. Elias viveu muito antes do Novo Testamento, mas já sabia o que era “andar no Espírito” e cumprir a vontade de Deus, o Rei (Rm 8.5-8).

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, E A Viuva de Sarepta

Para a viúva de Sarepta, Elias declara que o que está no fim não se acabará e não faltará, se ela fizer como ele lhe diz. E assim acontece (13-15). Elias está ali por ordem de Deus. Deus ordena aos corvos sustentar seu porta-voz. Ordena também a uma viúva prestes a morrer de fome (12) que sustente seu profeta (4,9). Alguns diriam: “Que injustiça um marmanjo desocupado sendo sustentado por uma pobre viúva. Um inútil que vive pregando sermões, aproveitando-se de uma pobre viúva”. Mas esta foi a ordem de Deus. O profeta era providência divina para que muitos se convertessem da idolatria e recebesse a salvação. Consequentemente o profeta seria sustentado por todos que Deus ordenasse que o fizesse. Mas quem o fizesse teria bênçãos também (15, 23,24). Ele é agente de Deus em tempos de crises.

Tirando os charlatões, os falsos profetas, falsos mestres e falsos pastores, Deus ainda levanta pessoas para cumprir uma missão específica ordenada por Ele. É uma honra sustentar e manter em alta estima e consideração a esses agentes de Deus contra o pecado (1Tm 5.17,18).

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, E A Presença de Deus

A viúva tinha a consciência de que o homem de Deus em sua casa era presença santa (18). O profeta não estava só. Deus estava com ele. Acreditava-se que a presença santa de Deus traria desastres na vida de pecadores1. Elias demonstra para a viúva que Iavé não é Deus de destruição por destruição simplesmente, mas Ele é o Deus da vida, que ressuscita os mortos, tal como Jesus (Jo 11) ressuscitou Lázaro.

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, E A Palavra do Senhor

Depois veio a palavra do Senhor a Elias (2,8; 18.1; 19.15). A palavra do Senhor é a razão de ser do profeta. Ele é o porta-voz de Deus para as pessoas. Profeta é aquele que fala para as pessoas em nome de Deus. Ele fala a palavra de Deus, e não, a palavra dele mesmo. Ele não pode adulterar a mensagem que Deus lhe manda entregar. Ele anuncia exatamente o que Deus lhe diz. Ele é fiel.

Muitos hoje se dizem profetas e profetizas. Será? Estes têm uma mensagem verdadeira de Deus? São fiéis? Demonstram poder ou sensacionalismos? Sujeitam-se a viver de modo precário como os profetas bíblicos, ou querem viver no luxo?

Aqui está o segredo da vitória espiritual na vida dos homens e mulheres de Deus: obediência à Palavra.

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, Alimentado Milagrosamente

Ir para perto do rio não seria muito estranho, já que o profeta anunciou que não haveria chuva, o certo seria procurar um lugar com água abundante para suportar o período de seca. Mas ser alimentado por corvos parece estranho2. Onde estes corvos buscavam carne? Qual era a qualidade daquela carne servida por corvos? Onde buscariam pão? E isto, “pela manhã” e “ao anoitecer”. Os corvos seriam mordomos do profeta, servindo-lhe as refeições na hora certa. Ele beberia da água do ribeiro. Até que depois de “passado alguns dias o ribeiro secou” (70). O agente de Deus sofre os tempos de crise.

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, Solitário

Elias teria de viver de forma rústica e nômade. Não há menção de que ele fosse casado? Como seria para sua família viver nestas condições? Talvez não fosse casado em função de sua missão profética. Muitos não respondem ao chamado de Deus por serem casados (1Co 7.32-34).

Como seria se nós tivéssemos que sermos alimentados por corvos? Alguém poderia dizer: “Elias era profeta de Deus. Será que Deus não poderia lhe dar algo melhor do que isto? Por que Deus faz isso com seus servos fiéis?

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, Sua Obediência

Deus manda Elias retirar-se dali e ir para o oriente e esconder-se junto do ribeiro de Querite ou “torrente do Querite”. Era um daqueles riachos que secam no período de grande seca. Ficava ao leste do Jordão. Ali ele beberia do ribeiro e seria sustentado por corvos. “Assim foi Elias e fez conforme a palavra do Senhor” (5). O profeta de Deus em tempos de crises é obediente.

Bem, Elias simplesmente obedeceu (5). Obediência é uma marca de Elias. É na obediência a Deus e sua palavra que está a vitória dos homens e mulheres de Deus. É assim que eles são alimentados milagrosamente. Deus os leva às correntes de águas tranquilas, pois é o seu Pastor (Sl 23).

Deus usa vários meios esquisitos, mas os sustenta em tempos de crise. Corvos servem de meio de transporte e de provisão. São garçons para servir os representantes de Deus. Deus não deixa faltar nada que seja necessário. Elias tinha as refeições diárias que precisava para sobreviver nos tempos de crise (6). Infelizmente muitos querem mais do que isto.

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, Ensina Hoje

A sociedade incute em nossas mentes que temos que ter mais. Ninguém pode viver hoje sem o tênis de marca, sem o carro novo, sem computador, sem smartphones de ultima geração, etc.

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, E João Batista

João, o Batista é identificado com Elias pelo aspecto de sua missão e o mesmo estilo de vida. Sem esposa, sem filhos e nômade, vivendo perto de um rio onde batizava, se alimentava e se vestia de forma estranha (2 Rs 1.8; Ml 13.4; Mt 3.4). Ambos tinham uma mensagem denunciadora do pecado e o faziam com ousadia e intrepidez.

“Eu ordenei aos corvos” (4). Corvos irracionais podem obedecer a Deus, apesar de não poder entender e nem manter comunhão com Ele. O homem, porém, criado à imagem e semelhança de Deus muitas vezes se porta com ignorante desobediência (Is 1.4; 59.8).

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, E Multiplica Alimentos

São muitos milagres na vida do profeta de Deus. Primeiro ele anuncia que vai parar de chover e para (7). Depois anuncia a quem esperava a morte pela fome, que, se fizesse conforme ele lhe dizia não iria faltar nada enquanto não chovesse (12-14). “Assim comeu ele, ela e sua casa muitos dias” (15). Quando parece tudo bem, o filho da viúva morre (17). Ela, como era crença da época, acredita que a culpa é de seu estado de pecadora que não podia ter contato com a santidade de Deus pela presença do profeta (18).

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, Ressurreição

Elias lhe pede o filho, leva-o para seu quarto, deita-o em sua cama (19). Faz uma súplica em tom de queixa a Deus (20). Faz um ritual estranho: estende-se sobre o menino três vezes e ora: “Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele” (21). “O Senhor ouviu o clamor de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele” (22). Elias o entregou à mãe (23). Ela lhe diz “Agora sei que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade” (24). O agente de Deus em tempos de crises tem soluções milagrosas.

O conceito de ressurreição ainda não era desenvolvido como hoje. Mas os homens de Deus já acreditavam que Deus tinha poder para trazer os mortos à vida (Is 26.19; Dn 12.2).

O Agente de Deus Em Tempos de Crises, Onda de Milagres

A onda de milagres credenciou Elias como profeta do único Deus verdadeiro, o qual chamava o povo que vivia crise moral e espiritual, ao arrependimento. A viúva de Sarepta entendeu isso (24). E ela nem era uma israelita. Era de um pequeno porto de mar entre Tiro e Sidom3.  Tinha informações superficiais sobre Deus (12). Por causa de sua obediência a Deus ela teve duas bênçãos: 1 – Conheceu a Deus verdadeiro que a salvou (24); 2 – salvou a vida de seu filho e sua descendência (filho único, 22,23). É isto que Deus faz a pessoas que crer nele, ainda que estejam prestes a morrer (12). Deus atende a oração. Tiago lembra que devemos orar, pois Elias era homem falho como nós, mas orou e Deus atendeu-lhe a oração (Tg 5.16-18). Apesar das fraquezas, Elias foi agente de Deus em tempos de crises.

Lições do Texto:

1 – O Cristão é o agente de Deus hoje; agente de Deus para os tempos de crises. Para que possa sê-lo com poder precisa andar no Espírito. Isto é, na presença de Deus, como seu representante.

2 – A vitória do cristão vem pela obediência à Palavra de Deus

3 – A providência de Deus não falha na vida dos fiéis. Deus ordena aos corvos, ao mar, ao vento… Enfim, Deus move céu e mar para cuidar dos seus (Is 64.4).

4 – Precisamos denunciar o pecado de idolatria e todos os pecados do mundo de hoje com coragem e ousadia divinas.

5 – Nossa vida é sustentada por Deus. Devemos fazer o que nos é possível. O impossível, Deus fará por nós.

6 – No contexto de pecados que vivemos, precisamos andar na presença de Deus para que nosso ministério seja credenciado por Ele. Precisamos, como Elias, de termos a marca da obediência incondicional a Deus e sermos agentes de Deus em tempos de crises.