Profetas Iguais a Elias

Tempo de leitura: 6 minutos

Profetas Iguais a Elias, baseado em 1 Rs 20 é continuação do estudo sobre o profeta Elias. Profetas do Mesmo Espírito De Elias: Um Profeta Anônimo (22-30).

Um Profeta Anônimo (22-30).

Profetas anônimos. Um profeta advertiu a Acabe que fosse forte e que considerasse bem o que iria fazer. Isto é, capturar os sírios vivos, pois dentro de um ano o rei da Síria tornaria contra ele (22).

Os servos do rei da Síria lhe disseram que perderam a batalha porque os deuses de Israel eram dos montes. Se lutassem no vale venceriam (23). Aconselhou-o substituir os reis por capitães e que formasse outro exército contra Israel para lutar no vale (24, 25). O rei da Síria fez assim e dentro de um ano subiu contra Israel (26).

Israel marchou contra os sírios como “dois pequenos rebanhos de cabras; mas os sírios enchiam a terra” (27).

Profetas do Mesmo Espírito De Elias, Destrói Crenças Erradas

Um homem de Deus disse: “Porquanto os sírios disseram: O Senhor é deus dos montes, e não dos vales, toda esta grande multidão entregará nas tuas mãos, e assim sabereis que eu sou o Senhor” (28).

Eles ficaram acampados uns em frente dos outros sete dias. Depois se travou a batalha. Num só dia Israel feriu cem mil homens sírios (3).

Acreditava-se que cada região tinha o seu deus. Em Israel Iavé talvez tenha sido confundido com o ridículo Baal, que era tido como deus dos montes e bosques. Eles veriam agora que Iavé é Deus. Não importa o lugar.

Não existe nenhuma região, nem no céu, nem na terra, nem em todo universo em que Iavé seja menos que Deus absoluto.

Alguma crença semelhante nasceu em nossa teologia contemporânea com a chamada “Batalha Espiritual”, de que castas e potestades malignas dominam em regiões específicas. Ainda que haja certa concentração do mal em algum lugar, devemos saber com firmeza que em qualquer lugar Iavé é Deus absoluto.

Foi isso que o profeta anônimo, porém no mesmo espírito de Elias, disse: “Assim diz o Senhor: Como os arameus pensam que o Senhor é um deus das montanhas e não um deus dos vales, eu entregarei esse exército enorme em suas mãos, e vocês saberão que eu sou o Senhor” (20.28).

Jesus disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18). Como agentes de Cristo, marchemos contra as portas do inferno, que não prevalecerão contra a igreja (Mt 16.18).

Profetas do Mesmo Espírito De Elias Condena As Alianças Malditas (31-34)

Os fracos não podem sentir o gostinho de uma vitória que logo querem abusar do poder. O profeta havia advertido a Acabe (22). Mas ele será acostumado a desobedecer. Ben-Hadade encena humildade (31). Sacos e cordas eram vestimentas dos pobres e demonstrava humildade. Acabe poupou-lhe a vida, dizendo: “É meu irmão” (32).

Acabe fez uma aliança maldita, pois está em desobediência ao soberano Deus. Ben-Hadade lhe devolveu algumas cidades, as quais ele poderia pegar de volta, pois estivera sob domínio de Israel e, agora, pela vitória, poderia reavê-las (34). Acabe fez aliança com ele e o deixou ir.

Bem-aventurado é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios (Sl 1). Que não se prende a um julgo desigual com os infiéis (2 Co 6.14,15).

O Novo Dicionário da Bíblia sugere que a aliança de Acabe com a Síria deveu-se ao medo da Assíria que crescia e ameaçava. Assim teria um aliado caso fosse necessário. Ainda não havia aprendido que a única aliança que poderia lhe garantir a vitória, era com Deus.

Profetas do Mesmo Espírito De Elias (35-43), Dramatiza Sua Mensagem

Um dos filhos dos profetas (discípulos dos profetas, dos quais saíram verdadeiros e falsos profetas), por ordem do Senhor mandou que o homem lhe ferisse, mas este se recusou (35). O profeta lhe disse que, por isso, um leão o mataria. Assim aconteceu (36).

O profeta pediu a outro homem e este o feriu (37). O profeta se pôs, disfarçado, no caminho do rei (38). Quando o rei passou, ele gritou que estava na guerra e um homem lhe pediu que guardasse a vida de outro homem e, se faltasse nisso, pagaria com a própria vida ou com um talento de prata (Segundo o Dicionário J. D. Davis era o peso que seria para usos ordinários de comércio e também para avaliar metais preciosos. O Talento de ouro valia 29.374.50 dólares, e o de prata, 1950).

Estando ele ocupado o homem sumiu, Acabe disse que ele já havia pronunciado sua própria sentença (40). Ele descobriu o rosto. O rei o reconheceu como um dos profetas. O profeta lhe disse: “Assim disse o Senhor: Porquanto soltaste da mão o homem que eu havia condenado, a tua vida será em lugar da sua vida, e o teu povo em lugar do seu povo” (42). Acabe foi-se desgostoso e indignado.

Ufa! Ainda bem que não é preciso dramatizar tanto a mensagem de Deus nos nossos dias. Já pensou se tivéssemos que ser feridos para ilustrar a palavra de Deus? Ilustração viva!

Profetas do Mesmo Espírito De Elias: Lições Preciosas

Acho que de alguma forma isso ainda acontece. Mas não importa. Nós somos pecadores. Jesus, sendo Santo, padeceu muito mais por nós (1 Pe 2.21; 3.18).

Acabe obteve uma vitória e já se achava o “tal”. Os holofotes do poder subiram-lhe à cabeça para desobedecer a Deus.

Não devemos entender resultados como vitória ou derrota. Muitos resultados que parecem bons, talvez não contem com a aprovação de Deus (Ap 3.17).

A autoridade do povo de Deus é dada por Deus, e igualmente, limitada e tirada por Ele. No Salmo 75.7 está escrito: “Mas Deus é o juiz; a um abate, e a outro exalta”. Nunca pensemos mais de nos mesmos do que realmente somos (2 Co 1.9; 3.5). Não somos donos da vitória. Ela pertence a Deus (1 Cro 29.11). E a nós, só porque somos Seu povo (Sl 44.7).

O profeta foi reconhecido porque era comum terem uma marca na testa (O Novo Comentário da Bíblia, Edições Vida Nova). O fato é que o primeiro se apresentou ao rei para anunciar-lhe vitória (28). Este se apresentou para anunciar juízo: “Assim diz o Senhor: Porquanto soltaste da mão do homem que eu havia condenado, a tua vida será em lugar da sua vida, e o teu povo em lugar do seu povo” (42).

Deus, a Autoridade, reprovou o rei. Este era mais um profeta anônimo do mesmo Espírito de Elias e, para Elias, que pensava estar só.

A igreja também tem uma marca que a distingue como Corpo de Cristo. Sabe qual é? O que identifica um cristão com seu Cristo? Veja 2 Co 1.21,22 e Ef 1.13.