Deus Promete Canaã A Abrão E Sua Descendência

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Abrão foi sendo isolado como líder absoluto chamado por Deus. Primeiro morreu seu pai, Tera (11.32). Tera vivia ele era líder do clã. Morto, a liderança ficava com o filho primogênito, Abrão. Agora, totalmente livre de sua parentela, Deus Promete Canaã A Abrão E Sua Descendência (Gn 13.1-18).

Deus Promete Canaã A Abrão Depois Que Este Se Separa de Ló

O último obstáculo era Ló. Não sabemos porque este seguiu a Abrão. Talvez porque Abrão tenha ficado como tutor do rapaz depois da morte de seu irmão, Harã, e da morte de seu pai, Tera (11.28). Outra hipótese é que talvez Ló tenha se submetido espontaneamente à liderança de seu tio, ou ainda, que tivesse curiosidade de ver o que Deus faria na vida do mesmo. Mas é notável que o texto diz que “depois que Ló se separou dele”, o Senhor lhe mostrou a terra prometida, e prometeu dar ela à sua descendência (14-18).

Abrão era muito rico (2). Ló também tinha muitas riquezas (5). Este foi o motivo deles se separarem. Como os dois eram de mesma cultura, a pecuária, havia guerra entre seus pastores na disputa do pasto e da água para o rebanho (6,7). Tendo os cananeus como vizinhos era mais preocupante ainda.

Abrão se enriqueceu pela mão de Deus sobre ele (Gn 12.16,20). O temor do Senhor caia sobre as pessoas que tinham contato com Abrão.

Como Abrão e Ló Ficaram Conhecidos na História

Abrão ficou conhecido como homem de fé (Rm 4.12,16; Gl 3.7,9; Hb 11.17). Ló ficou conhecido como justo (2 Pe 2.7). Talvez por isso a separação dos dois não foi dramática. Abrão, embora sendo o cabeça e pudesse escolher, deu essa liberdade ao sobrinho. Este procurou escolher com sabedoria, porém humana.

Mas foi depois desta separação que Deus entrou com a promessa de dar a terra de Canaã à descendência de Abrão. Isto porque agora era só ele e Sarai. Finalmente Abrão havia cumprido o chamado de Deus de deixar sua parentela. Deus queria tratar com Abrão e com sua esposa, nas suas condições.

Deus, ao chamar Abrão disse: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e cai para a terra que te mostrarei”. Agora, Deus mostra a Abrão a terra prometida. Manda que ele percorra a terra como um proprietário, embora a terra mesmo só pertenceria à sua descendência.

O que Deus quer fazer em nossa vida ele tem poder para fazer mesmo que passe muito tempo. O que Deus trata conosco pessoalmente e cumpre, pois é poderoso e fiel à sua Palavra.