11 de SETEMBRO É DIA DO CERRADO

Tempo de leitura: 2 minutos

11 de SETEMBRO É DIA DO CERRADO. Hoje, 11 de setembro as atenções se voltam para o passado, para o atentado terrorista nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, nós comemoramos o dia do Bioma Cerrado. Entretanto, o que temos para comemorar?

Segundo reportagem do G1, O “bioma já perdeu 50% da vegetação original e pesquisadoras alertam para aumento do desmate e do fogo”.

Eu vivo na região do Planalto Central caracterizada como Cerrado. Faço algumas caminhadas pelo Cerrado do Distrito Federal e de Goiás. Sei do quanto este Bioma sofre.

Quais fatores são mais ameaçadores para o Bioma Cerrado? Na minha percepção e através de artigos sobre a questão, posso apontar 4 principais fatores. Veja a seguir.

Fatores Para Considerarmos o 11 de SETEMBRO DIA DO CERRADO

Fator 1 – Crescimento da pecuária.

A pecuária vem ocupando aceleradamente as áreas de Cerrado.

Os tratores passam arrancando espécies nativas sem dó nem piedade. Se arrancassem e plantassem em outro lugar seria uma dor menos. Mas nem sempre o empreendedor tem essa preocupação.

Além de arrancar espécies nativas e muitas vezes endêmicas, muitos ainda plantam a braquiária ou outro tipo de capim, uma peste que sufoca as espécies nativas.

Fator 2 – Crescimento da agricultura.

As lavouras, especialmente as de soja, crescem assustadoramente no Planalto Central.

Meu pai teve uma propriedade em Goiás. Em visitas a ele percebia constantemente pássaros mortos devido ao uso de agrotóxico pelos grandes agricultores.

Esta soma-se outros males aplicados pela pecuária.

Fator 3 – O Crescimento Populacional.

A ocupação territorial para construção de moradia é uma demanda que não para de crescer.

A cada dia o Cerrado perde mais espaço para a ocupação populacional, muitas de forma irregular, sem quaisquer planejamentos.

No Distrito Federal a cultura de invasão e ocupação de terra diminuiu, mas não parou.

Fator 4 – As Queimadas Constantes.

Eventuais queimadas podem não ser tão prejudiciais para o Cerrado. Mas queimadas constantes atrasam o desenvolvimento de espécies até a extinção.

Com tudo isso a resposta é que, segundo a referida reportagem, o Cerrado já perdeu 50% da sua cobertura original. Então, o que temos para comemorar?

Veja um pouquinho do Cerrado