Canela-de-ema

Canela-de-ema É Destaque do Cerrado

Sucesso Vital elege Canela-de-ema destaque da região visitada semanalmente em Ceilândia – DF.

Como sempre dizemos, esta região do Cerrado é um sucesso o ano todo. É mais abundante em flores no inverno, entre junho e setembro. Mais abundante em frutos entre setembro e novembro. Porém, nunca deixa de florescer e frutificar. A cada dia uma surpresa nos aguarda.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Descrição Técnica de Canela-de-ema

No mês de janeiro encontrei várias flores, entre elas, essa popularmente conhecida como Canela-de-ema. A descrição a seguir é de Wikpédia:

“A canela-de-ema (Vellozia squamata) é um arbusto da família Velloziaceae. Trata-se de uma planta hermafrodita comum no cerrado dos estados brasileiros de Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Ela possui crescimento lento, cerca de 4 centímetros ao ano. É uma espécie em extinção em vários locais do Brasil”.

Notamos na última frase: “espécie em extinção”. No cerrado essa extinção deve ser acelerada, pois as queimadas anuais, o descaso do governo e a falta de educação de nosso povo cooperam para destruição.

A próxima descrição é o PDF Guia de Campo do Ministério do Meio Ambiente:

Vellozia squamata (Sin: Vellozia flavicans),Vello ziaceae – Canela-de-ema – Hábito: Subarbusto ou arbusto; Fitofisionomia ou Habitat: Cerrado (stricto sensu), campo sujo, campo rupestre (lato

sensu); Distribuição: BA, MT, GO, DF, MG; Local da foto”: Ceilândia /Taguatinga – DF.

O Autor de Canela-de-ema

Essa imponente flor é obra do Criador. Ela está no jardim contaminado pelo pecado. O homem deixou um intruso penetrar no jardim e contaminá-lo. Agora tudo está se corrompendo, doente, morrendo…

Ela e alguns de nós, aguardamos o novo jardim, para o novo homem. Jardim criado por Cristo Jesus, “eis que tudo se faz novo” (2 Co 5.17).. Ah, como anseio esse dia! Dia de restauração.

“O néscio dirá: Não há Deus” (Sl 14.1); não há Criador. Que absurdo! Como alguém pode dizer que tanta beleza cuidadosamente desenhada, com simetria e combinação de cores é obra do acaso?

 

Canela-de-ema

@prodivanvelasco

Odivan Velasco dos Santos, casado, Bacharel em Teologia, Eletrotécnico.

Por favor, deixe seu comentário.