O Livro de Gênesis E Seu Objetivo Principal

Tempo de leitura: 2 minutos

O Livro de Gênesis, Seu Objetivo

O Livro de Gênesis, a história dos começos, não tem como objetivo primário os interesses acadêmicos seculares, científicos ou filosóficos. Embora contenha alguma coisa dessas áreas, estes são objetivos secundários.

Podemos discutir os ensinos do Gênesis, compará-los e contrastá-los com as teorias seculares desenvolvimentistas e criacionistas, mas isto é irrelevante para o propósito do livro.

Como já foi dito anteriormente, este é um assunto de fé. “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente (Hb 11.3).

A Bíblia foi escrita para contar como a humanidade veio a existir, seu propósito, sua perfeição e, também, como esta veio a tornar-se o que é, e o que a espera para o futuro, em consequência disto.

Assim, a Bíblia defende que o homem teve sua origem em Deus, que elegeu um povo para através deste restaurar a humanidade perdida do seu propósito inicial e espiritual. Gênesis é o começo disso.

O Livro de Gênesis
O Livro de Gênesis E Seu Objetivo Principal – Foto de Pixabay

Quem recebeu a narrativa bíblica, recebeu-a como vindo diretamente do Deus Soberano Criador dos céus e da terra. É assim que Ele se identificou e mandou Moisés transmitir:

Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus(Êx 17.14);

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós(Êx 3.14).

Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel” (Êx 34.27).

Quem quiser questionar e/ou duvidar deve levar em consideração o que está escrito, e em nome de Quem está escrito.

Finalmente, o objetivo de Gênesis é ensinar sobre as origens, mas especialmente, a origem física e espiritual do homem e de seu destino: “Anda em minha presença e sê perfeito” (Gn. 17.1).