Jesus Assume O Lugar de Cordeiro Pascal

Jesus Assume O Lugar de Cordeiro Pascal

Estudo baseado em Mc 14.1-15.20. A morte de Cristo não é um acidente na História. Na verdade, Jesus Assume O Lugar de Cordeiro Pascal.

 Jesus Assume O Lugar de Cordeiro Pascal – Plano de Morte (1-2)

Quem são os personagens envolvidos no plano de morte de Jesus?

Principais sacerdotes: A função sacerdotal é de mediadores entre Deus e os homens. Suas obrigações: Ministrar no santuário diante do Senhor, Ensinar ao povo a guardar a lei de Deus e a tomar conhecimento da vontade divina, consultando o Urim e Umim (Ex 28.30; Ed 2.63; Ne 16.40; 18.5).

O Sumo Sacerdote era o chefe supremo do judaísmo.

Durante os períodos em que Israel foi dominado por outros povos, os reis que os dominavam empossavam o sumo sacerdote. O Sumo Sacerdote presidia o Sinédrio (Mt 26.57; At 5.21- J. D. Davis).

Escribas (Heb. sopherim, plural de sophar, “escrever”, “colocar em ordem”, “contar”; Gr. Grammateis, “escribas”, “interpretes da Lei” – nomikoi).

Eram inicialmente copistas da Lei. Eles ganharam notoriedade no período interbíblico com o silêncio das profecias e a necessidade de se estudar a Bíblia. Um grupo de peritos na Lei e outras escrituras (Examinai as Escrituras, J. Sidlow Baxter, Pg 43-47).

Quando isso aconteceu? Dois dias depois do sermão sobre o fim do mundo:

  • Na Pascoa:Passagem, Ex 12.23. Foi instituída no Egito para comemorar a redenção de Israel” (Ex 12.2,1; Dt 16.1 – J. D. Davis). Objetivo: Lembrar a noite em que Deus feriu de morte os primogênitos egípcios e livrou os primogênitos de Israel. Na ocasião, deveriam matar um cordeiro de um ano, sem mancha e sem defeito, macho e comê-lo com Pães Asmos (pães sem fermento) e com ervas amargas, simbolizando o sofrimento na escravidão egípcia.
  • Na festa dos Pães Asmos. Por fazer parte da festa da Páscoa, às vezes era confundida com ela.

Os personagens centrais desses dois versos são os principais sacerdotes e escribas. O que eles queriam?

Os principais sacerdotes e escribas procuravam como prender e matar a Jesus.

Mas do quê que os escribas (e também os sacerdotes) eram peritos? Da Lei. E qual era o ponto central da Lei? Claro, os Dez Mandamentos. E O que diz o 6º mandamento? Isto, “não matarás”.

O fato de querer matar a Jesus na Páscoa foi providencial: Ali o Cordeiro de Deus apresentaria o sacrifício definitivo (Hb 10).

Devemos ter cuidado de nossa religiosidade, pois a religião cega-nos ao ponto de militarmos contra nossas próprias crenças.

Jesus Assume O Lugar de Cordeiro Pascal – Em Marcos Mc 14.3-9 – Balsamo de Alabastro seria o perfume dedicado especialmente ao corpo de Jesus.

Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, conhecido como leproso.

Betânia: “Casa do aflito” ou “Casa das Tâmaras”.

A lepra atacava a pele do rosto e das mãos, provocando a perda dos dedos. Segundo a Lei, Simão deveria ficar exilado da sociedade (Lv 14).

Simão era bem conhecido na cidade, por isso seu nome e sua identidade: o leproso.

Você faria uma refeição na casa de Simão?

Jesus não tem nojo de nós nem mesmo sabendo que temos a mais nojenta contaminação, o pecado.

O que aconteceu na casa do leproso que se destaca no texto? Uma mulher desconhecida derramou um preciosíssimo perfume sobre a cabeça de Jesus. Ela achou que Jesus merecia o perfume preciosíssimo?

Nós olhando para toda a obra feita por Jesus sabemos que o perfume preciosíssimo com que Ele foi ungido, mesmo que fosse especial ainda é inferior à obra que Jesus fez por nós e a unção que Ele nos deu: O Espírito Santo.

Porém, o que aquela mulher fez foi reconhecer a preciosidade de Jesus. Perfume precioso, para o precioso.

Você acha que os discípulos estavam mesmo preocupados com os pobres? Os pobres valeriam mais do que Jesus? Os discípulos sempre tinham os pobres com eles, será que eles demonstravam preocupação real com isso? O que eles queriam fazer com a multidão na multiplicação dos pães (Mc 6.36)?

O Ato da Mulher:

  • Foi voluntário
  • Fui liberal
  • Ela reconheceu a dignidade e a preciosidade de Jesus.

A vida não é só resultados matemáticos e financeiros, mas também de amor.

Os discípulos, nos versos de 3-9 brigaram com a mulher por derramar o vaso de perfume em Jesus, por que (4,5)? Acharam um desperdício com a alegação de vender e dar o dinheiro aos pobres. Leia 1 Tm 6.10.

Os discípulos acusaram-na com um discurso aparentemente humanitário. Isto na política se chama demagogia. Na religião, isto se chama hipocrisia religiosa.

Jesus Assume O Lugar de Cordeiro Pascal – Um Dos Doze – Mc 14.10-11,17-21

Quem era Judas Iscariotes? Um dos doze. Fazia parte grupo íntimo de Jesus, que com ele vivia.

Esta é a marca do traidor. Ele faz parte do grupo íntimo. O estranho ou o inimigo não trai, pois são mal naturalmente. Mas, o traidor finge ser amigo e aproveita-se da liberdade de íntimo para fazer o mal. O traidor pode ser o pai, a mãe, o irmão, o esposo, a esposa, o discípulo, o discipulador, o pastor, as ovelhas…

Qual foi o instrumento usado para a traição? Foi dinheiro ou intenção política. Por trás estaria a intenção messiânica de poder político (Mc 9.34).

Entretanto, ao traidor seria melhor não ter nascido (21). O castigo será grande; o juízo, sem misericórdia:

Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Tiago 2:13

Jesus Assume O Lugar de Cordeiro Pascal – A Páscoa Foi Transformada Em Ceia do Senhor – Mc 14.12-16, 22-31.

Sou batista. Nós, batistas, não temos sacramentos. Sacramento: Ato instituído por Deus para purificar e santificar as almas.

“sacramento”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/sacramento [consultado em 04-02-2018].

A Ceia do Senhor não confere graça, mas é um memorial de como viemos a experimentar da graça de Deus em nossas vidas.

Judas participou do “sacramento” (Mt 26.25; Jo 13.21-30). Isto demonstra que qualquer pessoa, mesmo um traidor pode participar das mais importantes celebrações religiosas e ainda assim perder a salvação.

Veja em que crêem os Batistas.

Os versos 12-16 demonstram que Jesus era organizado e já tinha tudo planejado. O homem com um cântaro era um mistério: seria um criado do dono da casa? Jesus já conhecia o dono da casa? Já teria encomendado a casa? Não sabemos, apenas deduzimos que sim.

Cenáculo: A maioria das casas dos judeus tinham salas no primeiro andar, sujo acesso era permitido por meio de uma escada exterior” (Bíblia Sheed).

Ali a Páscoa seria transformada em Ceia do Senhor em que Jesus Assume O Lugar de Cordeiro Pascal. Notem (22-26) que não se fala em cordeiro assado (o Cordeiro seria Jesus) e, não se fala em ervas amargas comuns da Páscoa, mas apenas, pão e vinho, como símbolos do corpo e do sangue do Senhor Jesus.

Um Novo Pacto ou Nova Aliança em que Jesus Assume O Lugar de Cordeiro Pascal (24) – a maior conquista do mundo.

@prodivanvelasco

Odivan Velasco dos Santos, casado, Bacharel em Teologia, Eletrotécnico.

Por favor, deixe seu comentário.