Guavira ou Gabiroba

Guavira ou Gabiroba: Poderosa Fruta Nativa do Cerrado

Não é só o Mato Grosso do Sul que tem a frutinha nativa mais poderosa do que a laranja. Ela tem 20 vezes mais vitamina C, além de “betacaroteno, que se converte em vitamina A. Tem potássio, que ajuda a manter o vigor muscular; cálcio e fósforo, que deixam os ossos e dentes fortes; e magnésio, importante na digestão”. O cerrado do Distrito Federal também tem. Estamos nos referindo à guavira ou gabiroba, fruta nativa do cerrado.

“A vitamina C atua na formação de colágeno, artérias, ossos, pele cabelo, unhas, dentes e cartilagens” e ajuda combate gripes e resfriados.

A ENBRAPA tem um folder descritivo e avaliativo do valor nutritivo da Guabiroba. Vala a pena ler e conhecer maias essa riqueza do cerrado brasileiro (Veja Aqui)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como Descobri A Guavira ou Gabiroba

Experimentando vários frutos do cerrado mesmo sem conhecer, encontrei a guavira. Não sabia ainda o nome até ver a reportagem do Globo Repórter. Ao experimentá-la percebi logo que ela é mesmo poderosa, além de saborosa.

Ao experimentá-la percebi imediatamente seu potencial energético. É uma fruta muito docinha.

A gabiroba dá seu fruto em outubro e dura até início de novembro. Seu fruto maduro é de cor amarela, que dura uma ou duas semanas nessa condição.

Guavira ou Gabiroba Pode Desaparecer

O Bioma Cerrado é mesmo rico em recursos naturais. Muitos desses estão sumindo sem ser conhecidos, por causa do avanço das lavouras, do pasto para o gado e ocupação do solo para habitação. A guavira corre este risco.

Perto de onde tiramos essas fotos há um bairro chamado guariroba, um tipo de palmeira de onde se extrai um palmito amargo. Mas no bairro guariroba não há nenhuma palmeira guariroba. Se houve, restou apenas o nome.

Algo semelhante pode acontecer com a gabiroba: sobrar só as fotos.

Seu nome científico, conforme folheto da EMBRAPA é: Campomanesia xanthocarpa.

Composição nutricional, Espécie frutíferaGuabirobeira

Coisas da mesma região

Guavira ou Gabiroba

@prodivanvelasco

Odivan Velasco dos Santos, casado, Bacharel em Teologia, Eletrotécnico.

2 thoughts to “Guavira ou Gabiroba: Poderosa Fruta Nativa do Cerrado”

Comentários fechados.