Criação da Mulher: A Essência da Familia Está Compreta

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Detalhes da Criação da Mulher (2.18-25). Em Gênesis 1.27 diz que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhença. No capítulo 2 já vimos os detalhes da criação do homem. Agora veremos os detalhes da criação da mulher, que completa a Essencia da família. Homem e mulher, em condições de procriar, perpetuariam  a famílias.

Motivação Para Criação da Mulher

Com a Criação da Mulher, Deus fez do homem uma família. O homem é um indivíduo em correspondência com outro, em sociedade. Depois de cada criação Deus emitiu o conceito de “bom” ao que tinha feito (cap. 1). Agora, Ele percebeu que o homem só, “não é bom” (18). Veja que este conceito é do próprio Deus. Adão era incompleto sem sua mulher. Então, Deus criou a mulher. O homem então seria uma sociedade, e não um indivíduo isolado. É significativo que a palavra Adão (Adam) signifique homem ou humanidade. Embora seja cedo para tratar disso, Deus imprimiu no homem de sua essência Comunitária Unitária.

Algumas considerações:

a) Deus viu que o homem era incompleto sem família. Lembre-se, isto é conceito do próprio Deus: “Não é bom que o homem esteja só”;

b) O jardim foi coroado e ganhou significado de lar com a presença da mulher;

c) Se o homem foi criado à imagem de Deus, então Deus não é solitário; é uma comunhão; O hebraico, `erah, significa unidade plural (Dt 6.4);

e) De todos os animais sob os quais o homem exerceria autoridade (nomeando-os) não se achou ninguém que fosse “auxiliadora idônea”. O homem entendeu que precisava de alguém capaz de desenvolver relacionamento com ele. Isto introduziu o momento solene de criação da mulher (21-22). Quando Deus lhe apresenta a mulher, sua reação é de satisfação completa (23). Veja que ele a nomeia de varoa, tirada do varão -`isha de `ish. Adão até canta um poema de alegria e satisfação pela dádiva que recebera de Deus: sua mulher (2.23).O casamento entre pessoas do mesmo sexo não foi criado e nem ordenado por Deus e também não foi vivenciado pelo homem original. Isto foi ensinado pela serpente como ato de desobediência a Deus, de trangressão das leis e princípios divinos.

Deus não fez o homem primeiro por ter Se enquecido que este era um ser social. Queria que Adão visse que não havia ninguém do mesmo nível dele, de mesma natureza com quem podesse se relacionar satisfatória e completamente. Adão procurou entre os animais, mas não encontrou sua companheira. Quando Deus apresentou a mulher para Adão, este explodiu de felicidade.

Respostas Bíblicas

O texto responde as perguntas: Por que Deus criou a mulher? Como Deus criou a mulher? E responde: 1 – Por que Adão viu que nenhum outro animal criado lhe correspondia. Hoje, reivindica-se o direito de casar com animais, prática totalmente contrária às leis de Deus (Lv 18.22,23). 2 – Porque Deus viu que não era bom o homem ficar só. Tomou uma costela do homem (21), transformou-a numa mulher. Homem e mulher foram modelados, esculpidos pelas mãos de Deus (1.27; 2.21,22).